Image

Filme | “Gonzaga – de pai para filho” para conhecer um pouco do nordeste

Filme | “Gonzaga – de pai para filho” para conhecer um pouco do nordeste

June 8, 2016
Image

“Olha pro céu, meu amor,

Vê como ele está lindo!

Olha praquele balão multicor 

Como no céu vai sumindo…”

  (Olha pro céu, Luiz Gonzaga)


Como uma boa nordestina, nascida e criada no interior da Bahia, iniciei essa postagem com um trechinho da música Olha pro Céu do nosso eterno Rei do Baião: Luiz Gonzaga para dar boas-vindas ao mês de junho.

Muitos nordestinos preservam tradicionalmente a cultura e, durante o mês de junho, agradecem e prestam homenagens aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro, pelas chuvas que caem durante essa época do ano. 

Além das fogueiras, das quadrilhas, da sanfona, das comidas típicas, dos balões; há os pãezinhos de Santo Antônio que são distribuídos para as mulheres solteiras que querem se casar.

 

A simpatia

“Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.”

 

A dica de filme

Aproveito esse contexto de música, dança, sincretismo para lhe indicar o filme ” Gonzaga – de pai para filho”, lançado em outubro de 2012.

Vou logo lhe dizendo: é um filme muito emocionante!

Prepare, além da pipoca, a pamonha, o milho cozido; tome uma dose de licor e  não se esqueça do lenço para enxugar as benditas lágrimas. 

 

Trailer do Filme “Gonzaga – de pai para filho”

Muitas cenas do filme acontecem no sertão do nordeste brasileiro, região que ainda, infelizmente, é caracterizada pela seca e pobreza nessa região. Só digo uma coisa: o nordeste é imenso!

Um ótimo filme para quem tem interesse em conhecer um pouco da história desse artista ou quem quer praticar/ensinar o português ou conhecer um pouco do nordeste brasileiro.

Enfim,  espero que tenha gostado da dica e ….

 

Viva Santo Antônio! Viva!

Viva São João! Viva!

Viva São Pedro! Viva!

Comentários