Image

Bate-papo | Recursos Tecnológicos nas Aulas de Produção de Texto

Bate-papo | Recursos Tecnológicos nas Aulas de Produção de Texto

February 10, 2017
Image

Oi, minha gente!

Vamos lá!

Há duas semanas, fui convidada pelo meu amigo Diogo para bater um papo com a sua turma de “Leitura e Produção de Texto em Língua Estrangeira” do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia. O bate-papo foi ontem de tarde. Infelizmente, acabei me esquecendo de tirar fotos para compartilhar com vocês. :/

Diogo propôs que eu compartilhasse com os seus alunos a minha experiência com recursos tecnológicos em sala de aula já que eles estavam discutindo sobre leitura e produção de textos multimodais – práticas contemporâneas de leitura e produção de textos.

Fui lá, fiz um breve relato ( espero que tenha sido) da minha trajetória acadêmica, do uso do blog/e-mail como ferramentas de ensino-aprendizagem e leituras de algumas produções textuais dos meus ex-alunos a fim de refletirmos sobre a prática de produção textual nas aulas de língua.

Escreva um texto ou escreva uma crônica?; o professor será o único leitor desse texto?; como guiar o aprendiz durante a produção textual?; o que devemos avaliar?; como avaliar?; qual recurso tecnológico devo utilizar que possibilite um diálogo intercultural e que motive o meu aprendiz a produzir textos de diferentes gêneros textuais?. São esses e tantos outros questionamentos que “atormentam” o meu juízo. Quem me acompanha desde o Vivendo no Brasil sabe o  quanto busco valorizar os textos produzidos pelos meus alunos –  produções repleta de significados e intenções e discursos que devem ser respeitados e valorizados.

Ainda sobre ontem…

Quem quiser ler as produções textuais dos meus ex-alunos, acessem o Vivendo no Brasil. Procurem as postagens de 06 de junho a 31 de julho de 2013.

Aqui, no Falando Português, estou publicando alguns desses textos na categoria “Estrangeiro no Brasil” para fins didáticos e para aqueles que queiram saber sobre o Brasil pelo olhar do outro.

Indiquei também duas ferramentas: Genial.ly e Powtoon. Elas são “gratuitas” e dá para você produzir muita coisa legal, interativa e dinâmica. Ficou curioso? Os vídeos que eu apresentei (ou tentei apresentar) estão disponíveis no Canal do Falando Português. Esses vídeos são apenas demonstrações -não estou oferecendo nem vendendo cursos.#peloamordeDeus

Ah, abaixo indico livros que abordam essa temática: uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Espero que gostem! E  conte pra gente, nos comentários, quais recursos tecnológicos você costuma utilizar em sua sala de aula! Vai ser ótimo ler o seu comentário aqui. Aproveite e curta a Página do Falando Português no Facebook. =D

escola_conectada_multiletramentos_e_as_tics_Roxane_rojo

multiletramentos_na_escola_roxane_rojo_eduardo_moura

ead_em_tela_docencia_ensino_ferramentas_digitais

tecnologias_para_aprender_Carla_Viana_coscarelli

redes_sociais_e_ensino_de_linguas_julio_araujo_vilson_leffa

Livro_hipertexto_generos_digitais_novas_formas_de_construção_de_sentido

livro_lingua_portuguesa_novas_tecnologias_em_sala_de_aula_carmen_zink

 

 

Gostou? Curta, comente, compartilhe!

Abraço a até logo!

 

 

Comentários