Image

IV ELEGE – ENCONTRO DE LEITURA E ESCRITA

IV ELEGE – ENCONTRO DE LEITURA E ESCRITA

October 7, 2016
Image

Invenção e Ousadia. Essas foram as duas palavras mais repetidas no primeiro dia do IV ELEGE – Encontro de Leitura e Escrita do GELING. Nas palavras do Diretor da Faculdade de Educação da UFBA, Cleverson Suzart, trata-se de um evento inventivo e ousado; nas palavras da professora Dinéa Muniz, ousadia e invenção são os signos do GELING; nas minhas, abrir os trabalhos com Roxane Rojo, fechá-los com Irandé Antunes e ainda ser gratuito, dispensaria comentários.

IV_ELEGE_

Cadê as pessoas?! É que a bateria do meu celular descarregou, galera, bem na hora que iam compor a mesa! :(

Observei cada detalhe. Tomei nota de cada frase ou palavra ou expressão que me chamou atenção.  Estava ali disposta a aprender com elas e eles. Quando a professora Dinéa disse “Sozinho ninguém é capaz” para agradecer a todos que contribuíram para a realização desse encontro e a nós, que tivemos o prazer de participar desse momento gratuitamente, pensei naqueles professores que estão sozinhos no ensino básico, seja ele público ou não, e que, na maioria das vezes, não têm o seu trabalho reconhecido.

iv_elege_encontro_de_leitura_e_escrita_03

 

Os Girassóis no IV ELEGE – Encontro de Leitura e Escrita

Os girassóis foram os símbolos do IV ELEGE e estavam, portanto, em todos os lugares: nas pastas, nas camisas, nas mesas,  na foto que abriu esse evento.

Ao lado da família da professora homenageada, Erenita Gesteira, vi a emoção deles e de alguns professores que estavam em meu campo de visão quando Dinéa lia a sua carta à Erenita em nome do GELIN. Entre suas características, Nita, assim chamada por ela em tom afetuoso, foi lembrada por sua “convivência com o outro descolada de preconceito”.

Deixando, agora, a homenagem à parte, Roxane Rojo chegou ao IV ELEGE – Encontro de Leitura e Escrita. O cenário mudou. Aquela família não estava mais ao meu lado, a foto da homenageada já não iluminava o auditório, mas os girassóis continuam sob a mesa, nas camisas, nas pastas e as suas sementes em nosso coração.

 

Roxane Rojo no IV ELEGE – Encontro de Leitura de Escrita

Finalmente, conheci Roxane Roxo. A sua fala contemplava o tema ”De mãos dadas com a tecnologia: protótipos de ensino para novos multiletramentos”. Nossa, senhora, como eu aprendi! As palavras saltavam da sua boca como aquelas notas musicais saltavam dos dedos dos violinistas na abertura do ELEGE.

Novos letramentos e multiletramentos na escola, webcurrículo, repertórios multiculturais, Linguística Aplicada, hibridismo cultural, multisemioses, multimodais, novo ethos, narrativa transmídia, ensino híbrido, projetos interdisciplinares. Ufa! Preciso estudar, rever muita coisa e me atualizar.

Diante de Rojo, uma certeza: esse é o caminho. Vamos lá!

Gostou? Comente! ;D

Quer saber o que rolou no segundo dia do evento? Clique neste link: Leitura e escrita na escola: nos caminhos da ciência de mãos dadas com a tecnologia

 

Comentários