Image

Mestrado | Passei para o mestrado em Linguística Aplicada

Mestrado | Passei para o mestrado em Linguística Aplicada

February 12, 2017
Image

Faala, galera!

Quero compartilhar com vocês essa minha felicidade de ter passado para o mestrado. É isso aí, levanto as mãos pro céu e agradeço a Deus! Agora, é oficial: sou mestranda em Linguística Aplicada (LA), minha gente! Infelizmente, sem garantia de bolsa, mas tenho mil e um motivos para comemorar! 😀

Entre 2007 e 2013, cursei Letras Vernáculas e Português como Língua Estrangeira na UFBA e me especializei em Educação a Distância. Em 2015, achei que fosse o momento de fazer o mestrado. Então, comecei a me preparar para fazer a seleção que iniciaria em novembro de 2015.

Estava indo tudo muito bem. Cursei, como aluna especial do mestrado, uma disciplina chamada “Tópicos e Métodos em LA”. Meu anteprojeto estava pronto, estudei direitinho e estava bem confiante. Passei na prova específica, mas acabei confundindo o dia da prova de língua estrangeira e fui desclassifica! Fiquei, por dois dias, muito mal! Como eu poderia ter confundido o dia da prova? Nossa, Sara, que desatenta você é! Enfim, no terceiro dia, resolvi parar de me lamentar e focar em 2016.

O que temos para 2016? Melhor nem comentar! Foi um ano bem difícil! Mas sobrevivemos! Em abril, lancei o Falando Português. Clique para ler o primeiro post. :)

Ao contrário do ano anterior, resolvi fazer tudo com mais calma. Anotei as datas mais importantes do processo num post-it e coloquei na porta do meu guarda-roupa. Eu levei a sério cada etapa e sabia que teria que me sair muito bem em cada uma delas. Tirei uma ótima nota na prova específica, uma excelente na prova de língua estrangeira e uma boa nota na entrevista (não preciso nem falar o quanto o nervosismo atrapalha nesses momentos, né? ). Ufa! Meu projeto foi aceito! Fui aprovada! E estou muito feliz!

As aulas só vão começar em maio deste ano. Daqui pra lá, vou me inscrever em uns editais para conseguir alguma bolsa, mas não sei, não estou muito confiante em relação a isso, mas tenho alguns projetos nos quais pretendo trabalhar durante estes dois anos.

Bem…. ainda vou sentar com a minha orientadora para falarmos sobre o meu projeto. O título dele é: “Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de PLE para estimular a Produção Textual dos aprendizes – Estratégias de professores.” A princípio é isso, minha gente.

O que eu aprendi nesses dois anos? Anotem aí!

  1. É preciso ter um plano de estudo.
  2. Fazer disciplinas como aluna especial vale muito a pena.
  3. Participar de eventos acadêmicos (seminários, congressos, defesas de dissertações) que estejam relacionadas aos assuntos da prova específica e ao tema da sua pesquisa é uma outra forma de se preparar para a prova.
  4. Você pode ser desclassificado ou reprovado em alguma das etapas. Isso não é ruim, é aprendizado.
  5. Ser aprovado no mestrado não é tão difícil como a gente imagina.
  6. O nervosismo e a tensão durante o processo seletivo é mais difícil do que as provas.

E para finalizar, Projota:

 

E tudo que você precisa ter é:

Foco: um objetivo pra alcançar
Força: pra nunca desistir de lutar e
Fé: pra me manter de pé, enquanto eu puder,
Haja o que houver.

 

Abraço em vocês e até logo! :*

Designed by Sapann-Design / Freepik

Comentários