Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (Parte 2)
Você se lembra das 4 músicas para praticar o pretérito imperfeito do subjuntivo que sugeri na semana passada?
Ontem, acabei achando mais uma e gostaria de compartilhá-la com você. Como eu sou uma pessoa muito afoita, usei, hoje, essa música com meu aluno Tom e já estou colocando-a aqui no Falando Português. 😀
Ele é inglês, mora no Brasil há bastante tempo e é professor de inglês. O fato dele ensinar esse idioma de segunda a quinta-feira, praticamente nos três turnos, e não se comunicar frequentemente em português, exceto comigo, dificultava muito a sua aprendizagem do português. As revisões, então, eram/são sempre constantes e necessárias.
Para você ter noção, em 2015, estudamos 3 daquelas 4 músicas para praticar o pretérito imperfeito do subjuntivo . Por esse motivo e por estarmos, agora, revisando alguns tempos do subjuntivo, resolvi, ontem, procurar novos materiais para as nossas próximas aulas.
Para a minha surpresa, descobri a música “Que tal o impossível?” interpretada por Virgínia Rosa. Ela faz uma interpretação belíssima. É lindo vê-la cantar!
Para praticar o imperfeito do subjuntivo, aperte o Play!
A aula
Primeiro, leia do texto “E se… o mundo falasse a mesma língua?“. Você poderá ter dúvida com o significado destas palavras:
- desentendimento
- dali
- enxertos
Reflita sobre este trecho do texto “quase todas as línguas ocidentais e a algumas orientais terem se originados do idioma indo-europeu.” Você imaginava que línguas ocidentais tivessem se originado desse idioma?
Depois, ouça, leia e interprete a canção. Em seguida, transcreva os verbos.
Amanhã, eu e ele teremos mais uma aula e ouviremos “Construção” de Chico Buarque.
Bom, então, por hoje é só!
Espero que você tenha gostado da dica e compartilhe conosco as suas dúvidas e sugestões. Deixe o seu comentário! 😉


