Image

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (Parte 2)

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (Parte 2)

May 17, 2016
Image

Você se lembra das 4 músicas para praticar o pretérito imperfeito do subjuntivo as quais sugeri na semana passada?

Ontem, acabei achando mais uma e gostaria de compartilhá-la com você. Como eu sou uma pessoa muito afoita, usei, hoje, essa música com meu aluno Tom e já estou colocando-a aqui no Falando Português. 😀

Ele é inglês, mora no Brasil há bastante tempo e é professor de inglês. O fato dele ensinar esse idioma de segunda a quinta-feira, praticamente nos três turnos, e não se comunicar frequentemente em português, exceto comigo, dificultava muito a sua aprendizagem do português. As revisões, então, eram/são sempre constantes e necessárias.

Para você ter noção, em 2015, estudamos 3 daquelas 4 músicas para praticar o pretérito imperfeito do subjuntivo. Por esse motivo e por estarmos, agora, revisando alguns tempos do subjuntivo, resolvi, ontem, procurar novos materiais para as nossas próximas aulas.

Para a minha surpresa, descobri a música “Que tal o impossível?” interpretada por Virgínia Rosa. Ela faz uma interpretação belíssima.  É lindo vê-la cantar!

 

Para praticar o imperfeito do subjuntivo, aperte o Play!

 

A aula

Primeiro, ele fez a leitura do texto “E se… o mundo falasse a mesma língua?. Suas dúvidas eram em relação ao significado destas palavras:

  • desentendimento
  • dali
  • enxerto

Conversamos sobre este trecho do texto “quase todas as línguas ocidentais e a algumas orientais terem se originados do idioma indo-europeu.” Não imaginávamos que línguas ocidentais tivessem se originado desse idioma.

Depois, ouvimos e lemos a canção; por fim, ele transcreveu os verbos.

Amanhã, eu e ele teremos mais uma aula e ouviremos “Construção” de Chico Buarque.

Bom, então, por hoje é só!

Espero que você tenha gostado da dica e compartilhe conosco as suas ideias. Deixe um comentário! 😉

Comentários