Image

Estrangeiro no Brasil | Fila no mercado

Estrangeiro no Brasil | Fila no mercado

May 8, 2016
Image

Quem nunca se irritou numa fila no Brasil que atire a primeira pedra!

Eu, por exemplo, já perdi as contas das vezes que fiquei numa fila irritada por conta da demora no atendimento. Sean, nesse texto, conta-nos o quanto é doloroso, para ele, fazer compras no Brasil.

Ele é irlandês e escreveu esse texto durante o curso de português, em 2013. É com o seu texto que dou continuidade a série de textos “Estrangeiro no Brasil”.

Leia também Rotina em Salvador, escrito por um francês.

Vamos lá!

Pegar fila aqui parece ser um ritual

 

Por que minha visita semanal ao Bompreço é uma experiência tão dolorosa?

A cada semana, quando eu faço as compras semanais, fico chocado com o tamanho das filas no supermercado. Além disso, fico igualmente chocado como os brasileiros parecem não se incomodar com esta situação, como eu fico.

É bastante estranho para mim ver como eles toleram o tamanho inaceitável das filas. Para eles, parece ser tão normal pegar filas gigantes como um ritual igual a entrar no supermercado e pegar o carrinho para iniciar as compras.

 

Europa x Brasil

Aí, eu pergunto…por que será que a “experiência do supermercado” na Europa funciona de modo muito mais eficiente do que aqui no Brasil?

Razões não deveriam existir. A tecnologia usada é a mesma; todos os itens estão com código de barras; o número de empregados que trabalham é bem parecido; os layouts das lojas são quase idênticos.

 

Então, onde está o motivo para tamanha diferença?

É difícil identificar exatamente o problema, mas eu acho que é uma combinação dos seguintes fatores:

  • Os brasileiros, especialmente os baianos, se acostumaram com as longas filas, aceitam-nas como algo normal e, portanto, não reclamam.
  •  Sem reclamações suficientes do clientes, os gerentes das lojas não se sentem obrigados a mudar nada no sentido de melhorar a eficiência dos serviços.
  • O problema é visto em qualquer dos supermercados da cidade, ou seja, não importa se você escolhe o bompreço ou o hiperideal, a experiência será a mesma, com o mesmo problema das inaceitáveis longas filas.

O que vocês acham que os supermercados podem fazer para melhorar?

Com toda certeza, fazer compras semanais não deveria ser tão doloroso!!

 

Ponto para o Brasil

O que eu observei de positivo, no Brasil, que não existe na europa, são as filas preferenciais para pessoas idosas, mulheres grávidas e deficientes.

 

O problema no Brasil

Penso que essa situação com as filas dos supermercados é apenas um exemplo de algo que se vê em muitas outras situações no Brasil. O povo não deveria aceitar a corrupção do governo e das empresas; deveria protestar. Infelizmente, o povo já está acostumado a ter péssimos serviços, por isso eu acho que o Brasil sempre vai ter problemas se desenvolvendo.

No fim das contas, a situação tornou-se tão frustrante que, a partir de agora, só vou fazer as minhas compras com minha avó. ;o)

 

Gostou? Curta, comente, compartilhe!

 

Quer saber o que os alunos dessa turma de português comentaram sobre esse texto? Acesse o Blog Vivendo no Brasil para ler os comentários.

Veja esta reportagem do Bom dia Brasil: Brasileiros se submetem diariamente a teste de paciência em filas no país.

Comentários